A Borra - Manoel de Barros.


A Borra
Prefiro as palavras obscuras que moram nos
fundos de uma cozinha - tipo borra, latas, cisco
Do que as palavras que moram nos sodalícios - 
tipo excelência, conspícuo, majestade. 
Também meus alter egos são todos borra, 
ciscos, pobres-diabos 
Que poderiam morar nos fundos de uma cozinha 
- tipo Bola Sete, Mário Pega Sapo, Maria Pelego 
Preto etc. 
Todos bêbedos ou bicós. 
E todos condizentes com andrajos. 
Um dia alguém me sugeriu que adotasse um 
alter ego respeitável - tipo um príncipe, um 
almirante, um senador. 
Eu perguntei: 
Mas quem ficará com meus abismos se os 
pobres diabos não ficarem? 

Manoel de Barros.

Comentários

Favoritas

Não te apaixones por uma mulher que lê - Martha Rivera Garrido.

Somos assim. Sonhamos o voo - Rubem Alves.

Quando encontrar alguém - Carlos Drummond de Andrade

As noites em que você luta melhor - Charles Bukowski.

O amor que move o sol e as estrelas. Amar se aprende amando - Carlos Drummond de Andrade.

Quem sabe, um dia, eu em mim, colha um jardim? - Mia Couto.

Eternidade - Guimarães Rosa.

Se for possível, manda-me dizer - Hilda Hilst.

Nem tudo é dias de sol - Fernando Pessoa.