Eu vivo em tempos sombrios - Bertolt Brecht.


Eu vivo em tempos sombrios. 
Uma linguagem sem malícia é sinal de 
estupidez, 
uma testa sem rugas é sinal de indiferença. 
Aquele que ainda ri é porque ainda não 
recebeu a terrível notícia. 

Que tempos são esses, quando 
falar sobre flores é quase um crime. 
Pois significa silenciar sobre tanta injustiça? 
Aquele que cruza tranqüilamente a rua 
já está então inacessível aos amigos 
que se encontram necessitados? 

É verdade: eu ainda ganho o bastante para viver. 
Mas acreditem: é por acaso. Nada do que eu faço 
Dá-me o direito de comer quando eu tenho fome. 
Por acaso estou sendo poupado. 
(Se a minha sorte me deixa estou perdido!) 

Dizem-me: come e bebe! 
Fica feliz por teres o que tens! 
Mas como é que posso comer e beber, 
se a comida que eu como, eu tiro de quem tem fome? 
se o copo de água que eu bebo, faz falta a 
quem tem sede? 
Mas apesar disso, eu continuo comendo e bebendo. 

Bertolt Brecht.

Comentários

Favoritas

Não te apaixones por uma mulher que lê - Martha Rivera Garrido.

Somos assim. Sonhamos o voo - Rubem Alves.

Quando encontrar alguém - Carlos Drummond de Andrade

As noites em que você luta melhor - Charles Bukowski.

O amor que move o sol e as estrelas. Amar se aprende amando - Carlos Drummond de Andrade.

Quem sabe, um dia, eu em mim, colha um jardim? - Mia Couto.

Eternidade - Guimarães Rosa.

Se for possível, manda-me dizer - Hilda Hilst.

Nem tudo é dias de sol - Fernando Pessoa.