Não: devagar - Fernando Pessoa.


Não: devagar.
Devagar, porque não sei
Onde quero ir.
Há entre mim e os meus passos 
Uma divergência instintiva. 
Há entre quem sou e estou 
Uma diferença de verbo 
Que corresponde à realidade. 

Devagar... 
Sim, devagar... 
Quero pensar no que quer dizer 
Este devagar... 

Talvez o mundo exterior tenha pressa demais. 
Talvez a alma vulgar queira chegar mais cedo. 
TaIvez a impressão dos momentos seja muito próxima... 

Talvez isso tudo... 
Mas o que me preocupa é esta palavra devagar... 
O que é que tem que ser devagar? 
Se calhar é o universo... 
A verdade manda Deus que se diga. 
Mas ouviu alguém isso a Deus? 

Álvaro de Campos - Heterônimo de Fernando Pessoa.

Comentários

Favoritas

Não te apaixones por uma mulher que lê - Martha Rivera Garrido.

Somos assim. Sonhamos o voo - Rubem Alves.

Quando encontrar alguém - Carlos Drummond de Andrade

As noites em que você luta melhor - Charles Bukowski.

O amor que move o sol e as estrelas. Amar se aprende amando - Carlos Drummond de Andrade.

Quem sabe, um dia, eu em mim, colha um jardim? - Mia Couto.

Eternidade - Guimarães Rosa.

Se for possível, manda-me dizer - Hilda Hilst.

Nem tudo é dias de sol - Fernando Pessoa.