Diante de uma criança - Carlos Drummond de Andrade.


Diante de uma criança
Como fazer feliz meu filho?
Não há receitas para tal.
Todo o saber, todo o meu brilho 
de vaidoso intelectual 

vacila ante a interrogação 
gravada em mim, impressa no ar. 
Bola, bombons, patinação 
talvez bastem para encantar? 

Imprevistas, fartas mesadas, 
louvores, prêmios, complacências, 
milhões de coisas desejadas, 
concedidas sem reticências? 

Liberdade alheia a limites, 
perdão de erros, sem julgamento, 
e dizer-lhe que estamos quites, 
conforme a lei do esquecimento? 

Submeter-se à sua vontade 
sem ponderar, sem discutir? 
Dar-lhe tudo aquilo que há 
de entontecer um grão-vizir? 

E se depois de tanto mimo 
que o atraia, ele se sente 
pobre, sem paz e sem arrimo, 
alma vazia, amargamente? 

Não é feliz. Mas que fazer 
para consolo desta criança? 
Como em seu íntimo acender 
uma fagulha de confiança? 

Eis que acode meu coração 
e oferece, como uma flor, 
a doçura desta lição: 
dar a meu filho meu amor. 

Pois o amor resgata a pobreza, 
vence o tédio, ilumina o dia 
e instaura em nossa natureza 
a imperecível alegria. 

Carlos Drummond de Andrade.

Comentários

Favoritas

Não te apaixones por uma mulher que lê - Martha Rivera Garrido.

Somos assim. Sonhamos o voo - Rubem Alves.

Quando encontrar alguém - Carlos Drummond de Andrade

As noites em que você luta melhor - Charles Bukowski.

O amor que move o sol e as estrelas. Amar se aprende amando - Carlos Drummond de Andrade.

Quem sabe, um dia, eu em mim, colha um jardim? - Mia Couto.

Eternidade - Guimarães Rosa.

Se for possível, manda-me dizer - Hilda Hilst.

Nem tudo é dias de sol - Fernando Pessoa.